Uso IA para extrair ouro de especialistas ‘teimosos’ e transformo esse conhecimento em programas de Mentoria.

8 tipos de aspirantes a empreendedores que nunca começarão a empreender.

@DanielLuzz

Mentor de Negócios Digitais e criador do Método #VendaVocê™, que transforma conhecimento de especialistas teimosos em produtos digitais.

Todo empreendedor que conheço fica impressionado com o número de amigos que se aproximam deles com uma frase como “Eu tenho uma ideia excelente que mudará o mundo, e um dia desses vou começar meu próprio negócio”. Eu sempre me pergunto o que é mais importante para eles de forma contínua do que mudar o mundo, já que suas startups geralmente nunca se materializam.

Com o custo de entrada para ser um empreendedor tão baixo hoje, a desculpa comum de “falta de financiamento” não me parece ser verdade. Hoje, as pessoas podem criar ótimos sites de comércio eletrônico com ferramentas gratuitas, aplicativos para smartphones em seu tempo livre e usar o crowdfunding para driblar o temido financiamento-anjo e as temidas penalidades de capital de risco. Penso que deve haver algo mais profundo que retarde as pessoas.

Então, se você tem uma ótima ideia, e o financiamento não é um desafio esmagador, quais são as verdadeiras razões pelas quais o mundo está cheio de tantos empreendedores “aspirantes” que nunca começam?

Com base na minha própria experiência em orientar empreendedores reais e candidatos, existem pelo menos oito categorias de não-iniciantes. Tenho certeza de que você reconhecerá alguém que conhece, talvez até você mesmo, em um dos seguintes grupos:

Sonhadores, mas não a implementadores.

Estas são pessoas que muitas vezes se chamam de “pessoas de ideias”, que gostam de falar sobre sua visão e deixam a implementação para alguns seres menores. Na minha experiência, há uma riqueza de boas ideias por aí, e a parte mais difícil é converter o sonho em um negócio lucrativo.

Indisponibilidade ou incapacidade de adquirir habilidades de implementação de negócios.

Nossa cultura propaga o mito de que habilidades de negócios, só podem ser aprendidas em uma sala de aula ou laboratório. No mundo de hoje, com uma base de conhecimento na Internet e constantemente atualizada, o autoaprendizado on-line está sempre disponível e mais produtivo.

Medo irracional de fracasso ou constrangimento.

Todo mundo tem algum medo do desconhecido, e isso é uma coisa boa para sobreviver. Empreendedores bem-sucedidos são aqueles que superam seus medos e gerenciam alguns riscos e fracassos como parte do processo de aprendizagem. Outros são debilitados pelo medo, evitam o risco a todo custo e nunca começam.

Medo igualmente irracional de lidar com o sucesso.

Todos nós já vimos pessoas à beira do sucesso, que pareciam prejudicar intencionalmente seu impulso, apenas para falhar perto da linha de chegada. Claro, muito sucesso precoce pode matar um negócio, mas os empreendedores reais têm certeza de que podem crescer e aprender com o sucesso, assim como fazem com o fracasso.

Insistência no perfeccionismo, em vez de pragmatismo.

Conheço inventores muito talentosos que trabalham na mesma tecnologia há 20 anos e ainda querem fazer mais pesquisas para garantir que ela seja perfeita antes de vender um produto. No mercado em rápida mudança de hoje, a perfeição é um objetivo fugaz e impraticável. Os pragmatistas criam um produto mínimo viável (MVP), testam-no no mercado e melhoram a cada dia o que já está na rua.

Incapacidade de manter foco e resistir a distrações.

“Foco” é a chave para o sucesso como empreendedor. Um negócio que tenta fazer muitas coisas para muitos mercados provavelmente não se destacará em nenhum e desencorajará todos os clientes em potencial. Foco significa manter as prioridades corretas, separando importantes de urgentes, organizando e delegando.

Substitua desculpas por responsabilidade.

Desculpas são esforços para racionalizar o fracasso após o fato ou a justificativa para nunca começar. O melhor atributo de um empreendedor de verdade é quando tem o poder e ousadia de dizer “deixa comigo! eu resolvo!”. Sempre há alternativas, pivôs e criatividade para superar qualquer obstáculo.

Simplesmente não é um empreendedor, líder ou tomador de decisões.

Estes são os produtos da revolução industrial, que esperam que os outros lhes digam o que fazer, e adoram encontrar falhas e bancar a vítima. Quando você adota o estilo de vida empreendedor, cabe a você definir o ritmo, permanecer positivo, ser o modelo e liderar a tribo.

Se você espera que outra pessoa tome suas decisões e assuma os riscos e responsabilidades da implementação, então “um desses dias” provavelmente nunca virá por você.

Portanto, minha visão do que é preciso para ser um empreendedor é simplesmente adotar a atitude certa e a responsabilidade total. As pessoas que querem o suficiente vão conseguir. Por quanto tempo você será um empreendedor que nunca vai começar?

Marty Zwilling