O marketing de conteúdo é uma das estratégias promocionais mais importantes para startups em estágio inicial. A razão é que isso pode ser feito sem nenhum capital e pode dar um grande retorno sobre o tempo e esforço investidos se for bem feito.
No entanto, se você não ajustar sua estratégia de marketing de conteúdo de acordo com suas capacidades e necessidades, provavelmente perderá seu tempo.
Aqui estão alguns erros que os fundadores inexperientes costumam cometer quando decidem experimentar o marketing de conteúdo pela primeira vez.
1. Investir muito pouco tempo ou recursos
Embora o marketing de conteúdo possa ser feito sem dinheiro, ainda requer tempo e recursos para ser eficaz. Você precisa ser capaz de produzir conteúdo de alta qualidade de forma consistente e, além disso, precisa investir um esforço adicional para promover seu conteúdo.
Isso não é algo que toda startup em estágio inicial pode se dar ao luxo de fazer. Se você tem muito pouco tempo disponível, talvez seja melhor investir no desenvolvimento, teste e venda de seu produto e adiar o marketing de conteúdo para um estágio posterior, quando você poderá fazê-lo corretamente.
2. Focando na quantidade acima da qualidade
Considerando seu tempo e recursos limitados, muitas vezes você teria que escolher entre qualidade e quantidade, caso em que a qualidade deveria ser sua escolha. A quantidade é ótima, mas quando se trata de conteúdo a qualidade é inegociável.
Vivemos na era do conteúdo gerado pelo usuário – há um oceano de coisas para ler, assistir e ouvir por aí. Isso significa que, para se destacar, você precisa produzir um conteúdo excepcionalmente bom para o seu público-alvo.
3. Ter expectativas de qualidade irrealistas
Dito isso, como uma startup em estágio inicial, você deve colocar suas expectativas de qualidade no contexto certo. Conteúdo de alta qualidade não precisa necessariamente de alto valor de produção. Alto valor de produção geralmente é muito caro para startups em estágio inicial, então você terá que fornecer valor suficiente de outra maneira – geralmente dizendo coisas originais, úteis e interessantes sobre o assunto.
Alto polimento e alto valor de produção são duas entre muitas coisas que podem tornar um conteúdo bem-sucedido e, em geral, não são cruciais. Considerando seu custo, eles não valem o investimento enquanto você estiver com poucos recursos nos estágios iniciais de inicialização.
4. Falha ao definir um público-alvo
Um dos maiores erros que você pode cometer é tentar atender a um público geral. Em vez disso, nos estágios iniciais de inicialização, você deve se concentrar em um nicho que está faminto por um bom conteúdo e deve colocar seu toque exclusivo nele.
Você precisa saber quem é seu cliente ideal, quais são seus pontos problemáticos e como seu produto ou serviço pode ajudá-lo. Essas informações guiarão sua criação de conteúdo e garantirão que ele ressoe com seu público-alvo.
Uma segmentação clara tornará muito mais fácil promover seu conteúdo, e o feedback e a comunicação que você receber serão muito mais produtivos para seus esforços de desenvolvimento de produtos.
Por último, mas não menos importante – ao escolher um nicho, você evita a concorrência direta com profissionais com acesso a mais recursos.
5. Criação de conteúdo muito promocional
Seu público não quer ser vendido a cada passo; eles querem conteúdo educacional valioso que os ajude a resolver problemas ou aprender algo novo. O marketing de conteúdo geralmente está no início do funil de vendas. Você precisa fornecer valor ao seu público e ganhar sua confiança primeiro. Você seria capaz de obter leads e convertê-los apenas como resultado disso.
Resumindo:
Tenha em mente que você terá que investir uma quantidade considerável de tempo e esforço para fazer o marketing de conteúdo corretamente
Concentre-se na qualidade em detrimento da quantidade, mas aprenda a fornecer qualidade sem consumir muitos recursos
Segmente de forma restrita e promova seu conteúdo deliberadamente
Não venda demais na maioria dos seus conteúdos