Para a maioria dos criadores de conteúdo do Instagram, o engajamento é crucial. Ele é a chave para construir uma comunidade que converte e ajuda a alcançar seus objetivos de marca. Mas, como você pode impulsionar um engajamento mais significativo para a sua conta?
Aqui no Plann, acreditamos no valor dos comentários no Instagram. Eles permitem que você inicie conversas que incluam o seu público.
Para ajudá-lo no caminho para um maior sucesso no Instagram, compilamos esta lista de 15 novas ideias de publicações para ajudá-lo a obter mais comentários em seu feed!
1. Apresente-se
O Instagram é um espaço onde você pode usar sua voz e mostrar sua personalidade. Uma nova publicação de apresentação pode ser uma ótima maneira de ajudar seu público a conhecê-lo. Pode até ajudá-lo a encontrar as pessoas certas, oferecendo uma visão do que os usuários podem esperar de sua conta no futuro.
Além disso, certifique-se de adicionar uma chamada para ação em sua legenda, pedindo a seus seguidores que se apresentem nos comentários!
2. Compartilhe os bastidores
Por que não oferecer um vislumbre dos bastidores, mostrando aos usuários o que é necessário para fazer a sua marca funcionar? Esta é uma ótima maneira de fornecer um pouco mais de autenticidade e se conectar com o seu público em um nível humano. Além disso, você pode compartilhar informações básicas sobre os próximos passos para sua conta, até insinuando um novo produto ou serviço a caminho.
Novamente, certifique-se de levar o seu público aos comentários com uma chamada para ação, perguntando a eles o que gostariam de ver em seguida da sua marca no Instagram.
3. Organize um sorteio
Um sorteio pode ser um grande impulso para os comentários no Instagram, especialmente se você tornar a postagem de um comentário um requisito para participar! Ofereça a sua audiência a chance de ganhar e observe seu engajamento decolar. Você ampliará sua comunidade e atrairá pessoas interessadas no que sua marca pode oferecer. É uma vitória para todos!
4. Inicie um desafio
Você já pensou em iniciar seu próprio desafio nas redes sociais? Não há tempo como o presente! Escolha uma ideia simples e envolvente que esteja relacionada ao seu nicho. Em seguida, peça ao seu público para comentar na sua publicação do desafio, avisando que irão participar. Não se esqueça de criar uma hashtag de marca para poder interagir com as pessoas que participarem.
5. Experimente uma sessão de perguntas e respostas
O Instagram é um ótimo lugar para responder a algumas das perguntas mais frequentes que você recebe! Compartilhe uma publicação de perguntas e respostas no seu feed do Instagram e convide seus seguidores a deixarem um comentário perguntando o que desejam saber sobre sua marca. Você gerará um engajamento real e significativo, ao mesmo tempo que ganhará uma visão dos conhecimentos e interesses do seu público.
Depois, você pode usar esses comentários como forma de realizar uma sessão ao vivo de engajamento no Instagram!
6. Publique um meme
As redes sociais são um lugar para comédia! Use o Instagram para compartilhar memes de marca relacionados ao seu nicho ou setor. As pessoas que se alinham com a sua conta terão uma ótima risada. Elas podem até comentar com suas próprias piadas de nicho ou marcar amigos para rir juntos. Uma maneira fácil de aumentar sua base de seguidores!
7. Participe de uma tendência
O conteúdo em tendência pode ser poderoso no Instagram! A boa notícia é que você pode usar isso para aumentar seu alcance e atrair mais comentários. Da próxima vez que você ver uma tendência decolando, crie sua própria publicação ou reel para fazer parte dela! Tente dar um toque novo ao conteúdo que compartilha e, em breve, você começará a ver seu número de seguidores (e de comentários) crescer.
8. Faça uma pergunta
Às vezes, a melhor maneira de gerar engajamento é se voltando para o seu público! Compartilhe uma postagem no Instagram que faça uma pergunta que seus seguidores possam responder. Isso não só incentivará as pessoas a comentar em seu conteúdo, mas também pode servir como uma oportunidade útil para a pesquisa de mercado. Você pode usar isso para saber mais sobre o seu público!
9. Colabore com influenciadores
As colaborações com influenciadores podem ser poderosas. Trabalhar com influenciadores em seus nichos dá acesso a mais pessoas que podem se interessar pela sua marca. Procure oportunidades para trabalhar com influenciadores que se importam com o que você faz. A colaboração certa pode levar ao crescimento da conta e a um incrível impulso de engajamento.
Dica quente: certifique-se de dar ao seu público um motivo para comentar em suas postagens com influenciadores com uma CTA forte na sua legenda.
10. Promova um produto
Às vezes, a melhor publicação é uma promoção! Compartilhe conteúdo que mostra ao mundo o que a sua marca pode oferecer. Promova seus melhores produtos ou serviços e tente usar as dificuldades dos clientes para destacar o valor que você traz. Isso pode ajudar a trazer mais comentaristas para a sua conta, bem como impulsionar as vendas.
Tente adicionar uma CTA à sua legenda, incentivando o seu público a compartilhar suas coisas favoritas sobre este produto na seção de comentários. Isso ajudará você a reunir avaliações valiosas e prova social, além de aumentar o número de comentários que seu conteúdo recebe.
11. Reposte conteúdo gerado pelo usuário
O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) pode ser incrivelmente valioso para a sua estratégia de conteúdo geral. Você pode usar UGC para envolver seu público e criar um forte senso de comunidade, enquanto economiza tempo na criação de conteúdo. Com permissão, reposte algo que um de seus seguidores compartilhou e convide mais pessoas a criar UGC para a sua marca.
Por que não pedir UGC fresco nessas postagens, incentivando seus seguidores a deixar um comentário se postarem sobre a sua marca?
12. Organize um bate-papo ao vivo
As ferramentas ao vivo do Instagram são a maneira perfeita de se conectar com seu público em tempo real! Organize uma transmissão ao vivo e converse diretamente com seus seguidores. Responda aos comentários conforme aparecem ou use uma publicação no feed do Instagram para coletar perguntas da seção de comentários. Depois, salve seu bate-papo ao vivo no feed para que os usuários possam se referir a ele mais tarde. Isso é ótimo para o engajamento e mantém a sua marca fresca na mente das pessoas.
13. Varie seus formatos
Os dias em que o Instagram era uma plataforma apenas de fotos acabaram. Agora, o aplicativo inclui uma ampla gama de formatos e recursos! Não se atenha a apenas um tipo de postagem no Instagram. Compartilhe imagens estáticas e carrosséis junto com Reels e stories. Isso dá a mais pessoas a chance de interagir com diferentes estilos de conteúdo e aumenta suas chances de os usuários deixarem um comentário em suas postagens.
14. Crie um tutorial
Alguns produtos requerem uma curva de aprendizado, então use sua conta no Instagram! Um tutorial pode ser um recurso educacional valioso para seus clientes. Você pode até receber mais comentários de pessoas que têm perguntas complementares ou que desejam aprender a usar outro produto da sua marca.
15. Peça colaboração
Você sabia que o Instagram agora oferece ferramentas de colaboração? Os recursos mais recentes permitem que você compartilhe o mesmo conteúdo em várias contas simultaneamente. Peça a seus amigos para colaborar no Insta. Você terá acesso a um público maior e alcançará mais pessoas que provavelmente interagirão (e comentarão!) em suas postagens.