Adam Mosseri, o diretor do Instagram, agora acredita que a plataforma deu uma ênfase desproporcional a vídeos e Reels no ano passado – e as postagens tradicionais de fotos saíram prejudicadas por causa disso. Em uma das respostas durante sua sessão de perguntas e respostas semanal com os usuários, ele reconheceu: “Eu acho que nos concentramos demais em vídeos em 2022 e levamos a classificação a um nível muito alto, basicamente mostrando muitos vídeos e poucas fotos”. Mosseri afirmou que o Instagram trabalhou nos bastidores para restabelecer um equilíbrio mais adequado, e as métricas internas mostram que isso está funcionando.
“Coisas como com que frequência alguém curte fotos em comparação com vídeos e com que frequência alguém comenta fotos em comparação com vídeos são mais ou menos iguais, o que é um bom sinal de que as coisas estão equilibradas”, disse ele. “Na medida em que há mais vídeos no Instagram ao longo do tempo, é porque eles impulsionam o engajamento geral. Mas as fotos sempre serão uma parte importante do que fazemos”.
Ele estava respondendo a uma pergunta sobre fotógrafos que estão “perdendo a confiança” no Instagram como uma plataforma para exibir seu trabalho. Esse é um sentimento que persiste desde que o Instagram começou a testar um redesign do aplicativo no estilo do TikTok no ano passado, com uma experiência de vídeo em tela cheia. O experimento não foi bem recebido, levando o Instagram a abandonar a grande reformulação. Mas a ênfase em vídeos continuou; em julho, a empresa unificou todos os vídeos na plataforma como Reels. E como o próprio Mosseri agora admite, eles claramente foram favorecidos nos algoritmos de classificação do feed e da página Explorar. O chefe do Instagram, em certas ocasiões, contribuiu para essa resistência, afirmando anteriormente que a plataforma “não é mais apenas um aplicativo de compartilhamento de fotos quadradas” – uma declaração que não foi bem recebida por alguns fotógrafos. Ele queria transmitir que os outros esforços do Instagram, como Stories, Reels e mensagens diretas, se tornaram extremamente populares ao lado das fotos, mas isso não ajudou.
Desde que Mosseri fez os comentários de hoje em uma história que expirará em 24 horas, aqui está uma transcrição:
Definitivamente, temos vários fotógrafos que ficaram chateados. Quero deixar claro que, embora estejamos focando em vídeos, ainda valorizamos as fotos. As fotos sempre farão parte do Instagram.
Eu acho que nos concentramos demais em vídeos em 2022 e levamos a classificação a um nível muito alto, basicamente mostrando muitos vídeos e poucas fotos. Desde então, encontramos um equilíbrio, então coisas como com que frequência alguém curte fotos em comparação com vídeos e com que frequência alguém comenta fotos em comparação com vídeos são mais ou menos iguais, o que é um bom sinal de que as coisas estão equilibradas. E assim, na medida em que houver mais vídeos no Instagram ao longo do tempo, será porque eles impulsionam o engajamento geral.
Mas as fotos sempre serão uma parte importante do que fazemos. E sempre haverá pessoas que amam e estão interessadas em encontrar fotos no Instagram e em outros lugares. E quero ter certeza de que estamos bem claros sobre isso.
Durante a sessão de perguntas e respostas, ele também abordou o spam no Instagram, que continua sendo um incômodo constante. “Definitivamente, temos spam e bots no Instagram. Estamos fazendo o nosso melhor para reduzi-los. No momento, estou especialmente preocupado com os comentários; é algo em que estamos realmente trabalhando e esperamos melhorar ao longo do ano.” Eu tenho percebido um aumento no spam e contas de bots curtindo minhas Histórias, o que, pelo menos para mim, é mais irritante do que comentários falsos.
No início desta semana, o Instagram anunciou novos recursos, incluindo o Modo Silencioso e a capacidade de marcar várias postagens na página Explorar como não interessantes; este último deve ajudar a ajustar e melhorar as recomendações que você vê. Mesmo que você não tome essa medida, parece que você notará uma divisão mais equilibrada entre vídeos e postagens de fotos na plataforma no futuro.