Após um período de testes que começou em fevereiro, a Meta anunciou que os Canais de Transmissão do Instagram serão disponibilizados globalmente “nas próximas semanas”. Esta funcionalidade, que tem semelhanças com um recurso já presente no Telegram, oferece um local para os criadores compartilharem unilateralmente mensagens, enquetes, fotos e vídeos. Por outro lado, os membros do canal têm a capacidade de apenas visualizar e reagir ao conteúdo postado.
Como funcionam os Canais de Transmissão
Existem várias formas de se juntar a um canal:
- Os seguidores do criador do canal serão notificados quando um novo canal for criado.
- O canal pode ser promovido através de um sticker nos Stories, que irá redirecionar os usuários para o canal através de um link.
- Este link do canal pode ser colocado no perfil do criador e compartilhado pelos membros do canal com seus amigos.
Importante destacar que todos os canais são públicos e podem ser descobertos e lidos por qualquer pessoa. Além disso, existe uma seção de “canais sugeridos” junto às mensagens.
Os usuários terão controle sobre as notificações relacionadas aos novos posts no canal. Por padrão, elas serão enviadas para alguns membros, mas o criador pode optar por enviá-las para todos ou para ninguém. Da mesma forma, os membros dos canais poderão silenciar ou ativar alertas.
Novidades nos Canais de Transmissão
O Instagram está adicionando novas funções aos Canais de Transmissão:
- Adição de colaboradores: Esta função já foi liberada e permite que outras pessoas publiquem mensagens e conteúdos no canal juntamente com o criador.
- Possibilidade de publicar perguntas para os membros do canal.
- Adição de um moderador para ajudar a gerenciar o canal.
- Está sendo testada uma nova aba dedicada exclusivamente aos canais.
Regulamentação dos Canais de Transmissão
O Instagram reforça que os canais e os conteúdos publicados estão sujeitos às regras da comunidade da plataforma. Conteúdos que violem estas normas serão removidos, e a plataforma possui ferramentas específicas para identificar, verificar e remover possíveis abusos.
A empresa salientou que já existem diversos canais com milhares de seguidores na Índia e que alguns canais no Brasil já foram criados por figuras públicas como Sabrina Sato e Alok, e criadores de conteúdo como Lucas Rangel e João Pedro Motta.