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16 Maneiras de Usar Canais de Transmissão do Instagram para Negócios

@DanielLuzz

Mentor de Negócios Digitais e criador do Método #VendaVocê™, que transforma conhecimento de especialistas teimosos em produtos digitais.

Quer garantir que sua mensagem alcance seus seguidores no Instagram? Já considerou usar canais de transmissão?

Neste artigo, você descobrirá 16 casos de uso de canais de transmissão do Instagram para ajudá-lo a planejar sua estratégia.

O que são Canais de Transmissão do Instagram e Por Que as Empresas Deveriam se Importar?

Os canais de transmissão do Instagram são um recurso de comunicação de um para muitos disponível no aplicativo Instagram. Nos canais de transmissão, proprietários e moderadores podem publicar mensagens e mídia para compartilhar notícias ou fazer perguntas. Os seguidores podem reagir às postagens ou interagir com elementos interativos, mas não podem comentar ou criar suas próprias mensagens nesses canais.

As mensagens do canal de transmissão são exibidas na caixa de entrada do Instagram, juntamente com as mensagens diretas. Embora as mensagens do canal de transmissão e as DMs não sejam exatamente as mesmas, é significativo que compartilhem espaço na caixa de entrada. No último ano, os usuários do Instagram têm se inclinado cada vez mais para compartilhar privadamente nas DMs e menos para compartilhar publicamente no feed.

Como o chefe do Instagram, Adam Mosseri, explicou em um reel recente, “as pessoas compartilham mais fotos e vídeos nas DMs do que fazem em histórias em um determinado dia. E eles compartilham mais fotos e vídeos em histórias do que no feed.”

Ao colocar mensagens de transmissão na caixa de entrada, o Instagram oferece aos proprietários de canais a oportunidade de se conectar com os seguidores em um espaço para o qual já estão se inclinando. Se você tem enfrentado dificuldades com alcance orgânico, engajamento e conversões no Instagram, os canais de transmissão podem ser uma revolução.

Mas qual é o problema? Em julho de 2023, esse recurso ainda não estava disponível para contas comerciais. Inicialmente lançado para um pequeno grupo de teste em fevereiro de 2023, os canais de transmissão começaram a ser disponibilizados para todas as contas de criadores em junho de 2023. Mesmo que você ainda não tenha acesso a esse recurso, pode usar as sugestões abaixo para começar a planejar sua estratégia.

16 Casos de Uso Estratégico para Canais de Transmissão do Instagram para Negócios

Como você pode aproveitar ao máximo os canais de transmissão para o seu negócio? Aqui estão 16 ideias a considerar:

#1: Aumente Seu Público no Instagram

Se o crescimento da audiência é um objetivo-chave para o seu negócio, criar um canal de transmissão pode ser uma jogada inteligente. Embora qualquer usuário do Instagram possa visualizar o conteúdo em um canal de transmissão público, apenas os seguidores podem ingressar no canal e receber atualizações automaticamente. Portanto, se o seu canal oferecer valor suficiente, poderá incentivar os usuários a se juntarem, o que significa que eles também precisarão seguir sua conta.

Atualmente, o Instagram oferece aos proprietários de canais algumas opções para promover canais de transmissão. Você pode exibir seu canal em seu perfil do Instagram, onde ele aparece ao lado de seus links externos.

Você também pode compartilhar seu canal de transmissão nas histórias, onde pode incentivar seus seguidores atuais a se juntarem. Essa opção não é exclusiva para proprietários de canais. Os seguidores também têm a opção de compartilhar seu canal em suas próprias histórias, o que pode ajudar a fornecer prova social e atrair um público maior.

Além disso, o Instagram indicou que a plataforma está testando novas ferramentas de descoberta para canais de transmissão. Se a plataforma seguir em frente com uma guia dedicada de Canal de Transmissão na caixa de entrada do Instagram, os proprietários de canais poderiam ganhar outra oportunidade de descoberta.

#2: Aumente o Engajamento no Instagram

Você está percebendo que os seguidores veem ou interagem menos com suas histórias ou conteúdo do feed? Com mensagens de transmissão de alto valor, você pode ser capaz de reverter essas tendências.

Como as mensagens do canal aparecem nas DMs, elas são mais difíceis de serem perdidas pelos seguidores, o que pode ajudar na visibilidade e engajamento. Embora os seguidores não possam comentar no feed do seu canal, eles podem reagir às mensagens e interagir com as enquetes. Eles também podem enviar uma DM em resposta a qualquer coisa que você tenha compartilhado.

O conteúdo do canal de transmissão não precisa ser completamente separado do conteúdo do feed. Você pode compartilhar postagens e reels em seu canal de transmissão, onde os seguidores podem tocar para visualizar o conteúdo original e interagir publicamente.

Os seguidores do canal também têm a opção de compartilhar suas mensagens de transmissão em suas histórias, como fiz com o anúncio de @mosseri abaixo. Esse recurso de compartilhamento pode ajudá-lo a promover seu canal enquanto melhora o engajamento no conteúdo do feed. Como você pode ver, o compartilhamento da história inclui o conteúdo e também possui um link interativo para visualizar e ingressar no canal.

#3: Transmita ou Reaja a Notícias de Última Hora

Quer ser conhecido como uma fonte confiável de informações em sua indústria? Os canais de transmissão são particularmente úteis para compartilhar notícias e manter os seguidores atualizados sobre tópicos quentes.

Por exemplo, o canal Technical MJ TV de @technicalmjtv compartilha notícias relacionadas ao WhatsApp e outros aplicativos de mídia social. Os seguidores podem recorrer ao canal para anúncios e capturas de tela de novos recursos e configurações, para que possam usar melhor esses aplicativos para negócios.

Mesmo que sua marca não seja a primeira a compartilhar notícias de última hora, você pode estar em posição de fornecer comentários valiosos. Os canais de transmissão também funcionam bem para reagir a histórias em andamento, pois permitem que os usuários sigam em um espaço dedicado.

#4: Forneça Cobertura de Eventos

Hospedando ou participando de um grande evento da indústria? Você provavelmente já está planejando compartilhar conteúdo do evento em histórias e no feed. Considere adicionar canais de transmissão ao seu mix de conteúdo, especialmente se você quiser que os seguidores sigam depois que o evento terminar e as histórias expirarem.

Os canais de transmissão suportam mensagens de vídeo e foto, então você pode publicar conteúdo exclusivo do evento para os seguidores. Você também pode compartilhar postagens e reels publicados em seu canal para fornecer uma cobertura mais completa.

#5: Compartilhe ou Curta Recursos

Quer compilar alguns recursos úteis para os seguidores do canal? Embora você possa certamente resumi-los em mensagens de texto, você também tem a opção de adicionar links.

Semelhante às DMs, os links nas mensagens do canal de transmissão são interativos, o que significa que os seguidores podem tocar para abri-los diretamente. Em seguida, suas mensagens de transmissão podem enviar clientes para o site da sua empresa ou outros sites de terceiros.

#6: Responda Perguntas Comuns

Sua equipe recebe muitas perguntas semelhantes de seguidores ou clientes? Você pode certamente configurar FAQs de autoatendimento nas DMs da sua conta, permitindo que os usuários obtenham respostas rapidamente.

Outra opção é compilar respostas em uma única mensagem de texto (ou em uma série de mensagens) em seu canal de transmissão. Qualquer pessoa que se inscrever em seu canal receberá uma notificação quando você publicar a mensagem. Isso pode ajudá-lo a espalhar a palavra de forma mais eficiente e reduzir perguntas repetidas.

#7: Obtenha Feedback do Cliente

Quer saber como os clientes se sentem em relação à sua nova linha de produtos? Curioso sobre quais de seus serviços eles mais gostam ou menos? Os números de vendas só podem dizer se os clientes compraram. Com enquetes, você pode aprender o que os clientes pensam para saber como atender melhor seu público-alvo.

Os canais de transmissão permitem enquetes interativas, que podem incluir cinco ou mais opções. Os assinantes do canal podem tocar para votar nas enquetes, para que você possa medir facilmente os resultados.

Embora o Instagram tenha indicado que os canais de transmissão podem suportar conteúdo que desaparece ou expira no futuro, é importante notar que as enquetes atualmente permanecem abertas indefinidamente. Portanto, se você quiser encerrar a enquete, sua melhor opção é anotar os resultados e excluir a mensagem.

#8: Faça Pesquisa de Mercado Informal

Pensando em lançar novos produtos no futuro? Querendo saber qual serviço seu público seria mais provável de comprar? As enquetes também funcionam bem como ferramentas preliminares de pesquisa de mercado.

Por exemplo, você pode perguntar aos seguidores qual produto ou estilo você deve adicionar à sua linha a seguir. Ou você pode dar aos seguidores duas opções e perguntar qual deles seria mais provável de comprar.

Antes de tomar uma ação, considere verificar os resultados da enquete com outros meios. Por exemplo, você também pode publicar uma enquete nas Histórias do Facebook ou verificar com seus assinantes de e-mail.

#9: Provocar ou Lançar um Novo Produto

Se você já está planejando lançar um novo produto ou lançar uma atualização de recurso, considere incluir canais de transmissão em sua estratégia de lançamento. Como as mensagens de transmissão criam automaticamente notificações nas caixas de entrada dos seguidores, esses canais podem ajudá-lo a entregar atualizações e anúncios de forma mais confiável.

Para obter os melhores resultados, use canais de transmissão durante todo o processo, desde a provocação até o anúncio. Ao provocar produtos antes do lançamento, você terá uma chance melhor de gerar burburinho e construir interesse genuíno entre os seguidores.

#10: Saiba Mais Sobre Seu Público

Quão bem você conhece seus seguidores no Instagram? O Business Suite e os insights do Instagram podem dizer o básico, incluindo a idade, gênero e localização do seu público. Mas nenhuma dessas ferramentas fornece muitos detalhes.

As enquetes de transmissão também funcionam bem para conhecer seu público. Não tem certeza do que perguntar que seja relevante para o seu negócio? Revise sua persona de comprador e identifique áreas onde você não tem muita informação. Pense em detalhes que poderiam ajudá-lo a criar conteúdo mais atraente para o seu público.

Por exemplo, um B2B pode obter valor ao perguntar aos seguidores sobre seus campos profissionais ou número de anos trabalhando na indústria. Um B2C pode perguntar sobre os lugares preferidos dos seguidores para fazer compras ou receitas favoritas para fazer.

#11: Curta Feeds Temáticos para Seguidores

Quanto mais você souber sobre seu público, melhor seu conteúdo poderá atender às suas necessidades. Você certamente pode usar enquetes de público para decidir sobre o que postar em um único canal de transmissão.

Mas você também tem a opção de criar vários canais para vários tópicos ou segmentos de público. Na verdade, os criadores elegíveis podem ter canais de transmissão ilimitados.

Ao planejar sua estratégia de canal, lembre-se de que você vai querer criar o suficiente para que sejam adaptados ao público. Mas você vai querer evitar criar tantos que acabe com muitos canais pequenos com altas demandas de conteúdo e baixos retornos.

Felizmente, os canais de transmissão permitem moderadores. Os proprietários de canais podem convidar até quatro moderadores para ajudar na gestão do canal e na criação de conteúdo.

#12: Planeje Transmissões ao Vivo no Instagram

Sua equipe hospeda muitas vidas no Instagram? Os canais de transmissão podem ajudá-lo a planejá-los de forma mais eficaz e atrair espectadores mais engajados.

Com enquetes, você pode perguntar aos seguidores o que eles querem que você cubra em sua próxima transmissão ao vivo. Então você pode ter certeza de tocar nos tópicos que mais importam para seus espectadores. Ao dar esse passo extra, você pode fazer com que os seguidores se sintam ouvidos e criar um senso de comunidade mais forte.

#13: Hospede Eventos de Pergunte-me Qualquer Coisa

Quer criar conexões mais significativas com seus seguidores? Com eventos de pergunte-me qualquer coisa (AMAs), você pode responder às perguntas dos seguidores, aprender o que mais importa para os clientes e ajudar sua comunidade a entender de onde sua empresa vem e para onde está indo.

Tecnicamente, os canais de transmissão já permitem sessões de AMA faça você mesmo. Você pode usar enquetes para descobrir o que os seguidores querem saber e, em seguida, responder via texto, vídeo ou mensagens de voz.

No entanto, o Instagram indicou que a plataforma está testando prompts de pergunta. Esse novo recurso deve permitir que os proprietários de canais hospedem AMAs diretamente nos canais de transmissão, criando novas oportunidades para construir relacionamentos com os seguidores.

#14: Colabore com Parceiros de Marca

Juntamente com o convite de moderadores para o seu canal de transmissão, você também pode convidar colaboradores para publicar mensagens. Os canais atualmente permitem convidar até cinco colaboradores para participar de forma temporária ou permanente.

Para as empresas, o recurso de colaboração pode ser particularmente útil para trabalhar com influenciadores ou parceiros de marca. Pode funcionar potencialmente em ambos os sentidos.

As marcas podem convidar influenciadores para seus canais para fornecer prova social ou participar de sessões de AMA. Influenciadores podem convidar marcas para seus canais para apresentar seus produtos ou serviços a comunidades engajadas.

#15: Publique Conteúdo Exclusivo

Os canais de transmissão certamente podem ser espaços para compartilhar seu conteúdo do Instagram. No entanto, eles não precisam necessariamente ser lugares dedicados a reutilizar conteúdo existente ou planejar conteúdo futuro.

Em vez disso, você pode usar canais como espaços para conteúdo mais exclusivo que seu público não encontrará em outro lugar. Atualmente, os criadores que usam a ferramenta de Assinaturas do Instagram podem colocar canais atrás de um paywall e monetizar seu conteúdo exclusivo.

As assinaturas não são compatíveis com contas comerciais do Instagram, mas as marcas ainda podem considerar a criação de canais exclusivos. Após criar um canal, evite publicá-lo em seu perfil do Instagram ou compartilhá-lo publicamente.

Em vez disso, compartilhe o link do canal apenas com sua comunidade exclusiva. Por exemplo, você pode incentivar os seguidores interessados a enviar DM para você solicitando um link para o canal, para que você possa compartilhá-lo apenas com pessoas que expressam interesse diretamente.

#16: Direcione o Tráfego para Canais Externos

Como os links que você compartilha em mensagens de transmissão são interativos, você pode usá-los para direcionar o tráfego para outros canais, como sua página no Facebook ou conteúdo no YouTube. Se sua equipe normalmente publica conteúdo exclusivo em cada canal, essa opção pode fornecer visibilidade adicional e ajudar na promoção cruzada.

Ainda não está claro se os canais de transmissão eventualmente terão ferramentas integradas de promoção cruzada para Facebook e Instagram. Em julho de 2023, os canais de transmissão estavam disponíveis apenas no Instagram. No entanto, no anúncio inicial de fevereiro de 2023 apresentando canais de transmissão, o Instagram indicou que o recurso estaria disponível no Facebook e no Messenger no futuro, o que poderia fornecer ainda mais chances de promoção cruzada.

Conclusão

À medida que os canais de transmissão do Instagram são disponibilizados para uma base de usuários mais ampla, as empresas podem considerar várias maneiras de usá-los. De gerar engajamento e conectar-se com clientes a compartilhar notícias e colaborar com criadores, os canais de transmissão têm muito potencial.