O Instagram está experimentando um novo formato para as métricas de postagens. Como pode ser visto no exemplo compartilhado por Nick Alessi, os compartilhamentos se tornaram um foco muito maior para o Instagram, à medida que os comportamentos de engajamento dos usuários mudaram em direção a uma interação mais fechada.
Adam Mosseri, chefe do Instagram, explicou em julho do ano passado que os amigos postam muito mais em histórias e enviam muito mais DMs do que postam no Feed. Ele sugeriu que, se você quiser ter certeza de nunca perder uma postagem de feed de um amigo, adicione-os aos seus favoritos e eles aparecerão no topo.
Essa tendência continuou a ser fundamental para o aplicativo. Nesse contexto, faz sentido dar mais ênfase às contagens de compartilhamento, a fim de destacar essa ação específica. Talvez, ao colocar essa estatística em primeiro plano, isso ajude a incentivar mais usuários a fazer o mesmo, uma espécie de abordagem de pressão de grupo/FOMO, como em “todo mundo está compartilhando isso com seus amigos, talvez você devesse fazer o mesmo”.
As contagens de respostas também podem incentivar mais pessoas a verificar o que está sendo dito e incentivar mais interações com base em cada atualização. Os novos indicadores provavelmente não teriam um impacto significativo nos comportamentos dos usuários, mas, novamente, essas métricas de postagem mais baixas foram influentes o suficiente para o Instagram remover completamente as contagens de curtidas como parte de vários experimentos em 2021.
A lógica, pelo menos naquela época, era que as contagens de curtidas às vezes acabavam colocando muito foco nos aspectos errados, com usuários adolescentes, em particular, observando que as contagens de curtidas se tornaram uma ferramenta de comparação negativa, o que levou, às vezes, a impactos prejudiciais.
Adam Mosseri observou na época que “não queremos que o Instagram seja uma competição. Queremos que seja um lugar onde as pessoas gastem mais energia se conectando com as pessoas que amam e as coisas de que gostam”.
Friends post a lot more to stories and send a lot more DMs than they post to Feed. If you want to make sure you never miss a feed post from a friend, add them to your favorites and they’ll show up at the top.
— Adam Mosseri (@mosseri) July 26, 2022
Não se sabe como adicionar mais métricas comparativas se alinharia com essa mesma ética, mas talvez o Instagram veja as mudanças mais recentes nos comportamentos dos usuários como suficientes para justificar a inclusão de mais dados de engajamento, sem essas preocupações negativas. Ou pode ser mais provável impulsionar o engajamento, mesmo que se torne um elemento competitivo.
Parece que o Instagram está pelo menos dando uma chance e vendo o que acontece, com vários usuários relatando que o novo formato está aparecendo em sua versão do aplicativo. Pedimos mais informações ao Instagram sobre o teste e atualizaremos esta postagem se/ quando recebermos uma resposta.