Enquanto Threads rapidamente se tornou um foco de desenvolvimento chave para a equipe do Instagram, eles também estão trabalhando para integrar elementos de IA gerativa, conforme prometido por Mark Zuckerberg, chefe da Meta, que no mês passado observou que:
“No último ano, vimos algumas descobertas realmente incríveis em IA gerativa e isso nos dá a oportunidade de agora levar essa tecnologia, impulsioná-la e incorporá-la em todos os nossos produtos.”
Já vimos os primeiros experimentos da Meta nessa frente, com ferramentas de IA gerativa para a criação de anúncios. Esses incluem:
Criação de Adesivos de IA Gerativa
Detectado em testes em maio, isso permitiria a criação de IA visual em tempo real, que você poderia então adicionar a qualquer uma de suas postagens do IG.
Ferramentas de Edição Visual
O Instagram também está procurando implementar ferramentas de IA gerativa que permitiriam remover ou substituir elementos de seus uploads. Atualmente, existem dois elementos para isso. O primeiro é o ‘AI brush’, que permitiria substituir partes de sua imagem, usando IA gerativa para preencher as lacunas. O outro é ‘Restyle’, através do qual você poderá recriar seções de uma imagem enviada usando prompts de texto.
Então, se você quiser um fundo diferente, poderá adicionar uma descrição do cenário que prefere, enquanto também poderá substituir elementos específicos por alternativas criadas por IA.
Chatbot de IA
Muito parecido com a ferramenta de chatbot My AI do Snapchat, a interface de usuário conversacional está integrada em suas DMs. Você também seria capaz de convocar essa ferramenta dentro de suas threads DM regulares, digitando @ai no campo de chat, então você poderia fazer perguntas sobre, digamos, lugares para jantar, quais filmes estão passando, ou curiosidades aleatórias (para resolver disputas), tudo em tempo real.
Resumo da Mensagem
Não consegue se dar ao trabalho de ler todas as suas DMs? Esta ferramenta alimentada por IA poderia ser útil. Com mais interações no IG mudando para DMs, essa pode ser uma adição útil.
Rótulos em Conteúdo Gerado por IA
Além das ferramentas de criação, o Instagram também está procurando adicionar mais transparência em torno do conteúdo gerativo de IA, com novos rótulos. Como você pode ver neste exemplo, se uma imagem foi criada com as próprias ferramentas de IA gerativa da Meta, ela será marcada como tal, enquanto a Meta também estará pedindo aos criadores para adicionar um marcador ‘criado por IA’ nas postagens que eles carregam de outras ferramentas.
Dado o rápido aumento do uso de IA gerativa, isso pode ser um indicador importante para garantir a transparência, embora muitos sem dúvida tentem contornar as tags na esperança de enganar as pessoas com suas imagens criadas.
Realmente, parece um pouco decepcionante que, para toda a promessa dessas novas ferramentas de IA gerativa, o melhor que estamos obtendo são chatbots e algumas ferramentas de criação visual, que geralmente produzem visuais que são um pouco desequilibrados. Mas também ainda estamos no térreo do que provavelmente será possível com a IA gerativa, e nesse sentido, provavelmente não veremos muito mais do que isso por algum tempo ainda.
Mas esses poderiam ser interessantes. O verdadeiro teste de IA gerativa, como está, será o que os artistas podem fazer com eles, e como eles podem criar todas as novas formas de arte centradas no ser humano usando essas ferramentas. O que pode parecer contra-intuitivo, mas o verdadeiro cerne das obras de arte é como elas se conectam à experiência humana, então, enquanto as ferramentas de IA podem emular parte disso, a maioria carece desse link real, e é por isso que muitas vezes parecem um tanto sem vida.
Mas isso mudará com o tempo, e à medida que as ferramentas melhoram, também melhorará nosso uso delas, e é por isso que ter esses elementos dentro das plataformas com as quais interagimos é um passo inicial importante.
Ainda não há palavra do Instagram sobre quando esses elementos estão chegando, mas você pode esperar ver mais funções de IA se fundindo em seu feed do IG em breve.