A última pesquisa da Adobe mostra o quão longe chegamos na comunicação com emoji e quais são os mais usados.
De acordo com o 2021 Global Emoji Trend Report da Adobe divulgado na quinta-feira (15), 67% dos usuários globais de emoji acham que as pessoas que usam emoji são mais simpáticas e engraçadas do que aquelas que não usam. Além disso, mais da metade dos entrevistados (55%) disse que o uso de emoji nas comunicações teve um impacto positivo em sua saúde mental.
Outra descoberta que se destaca é que 76% dos usuários de emojis globais concordam que os emojis são uma ferramenta de comunicação essencial para criar unidade, respeito e compreensão.
“Acredito que respondemos mais emocionalmente às imagens e, portanto, o emoji pode ajudar a aproximar o tom de voz, os gestos e as reações emocionais melhor com imagens do que apenas com palavras”, escreveu Paul D. Hunt, desenvolvedor de fontes da Adobe e criador do emoji de gênero inclusivo.
“Esta é a força potencial do emoji: ajudar-nos a nos conectar mais profundamente com o sentimento por trás de nossas mensagens enviadas por texto.”
O estudo também analisou o emoji mais popular usado hoje, e o 😂 ficou em primeiro lugar entre os entrevistados. Outros emojis populares incluem 👍 no número dois, ❤️ no terceiro lugar, 😘 no quarto lugar e 😢 como o quinto mais popular.
“Emoji pode ajudar a aproximar o tom de voz, gestos e reações emocionais melhor com imagens do que apenas com palavras.”
A pesquisa pegou os resultados de 7.000 usuários de emoji nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Japão, Austrália e Coreia do Sul e chega bem a tempo para o Dia Mundial do Emoji, que é no sábado, 17 de julho.
De acordo com a Emojipedia, existem 3.521 emojis, incluindo símbolos, bandeiras, viagens e lugares, comida e bebida, smileys e pessoas, e muito mais.
A atualização mais recente de emojis foi lançada para dispositivos este ano como parte do Emoji 13.1 e trouxe uma espiral de rosto com olhos, um coração em chamas, um rosto exalando e mais opções de tom de pele para casais com um coração no meio.

Para saber mais, leia esse post muito completo da Adobe.